Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Qual o seu número?




Nasceu anteontem nas Filipinas o ser humano número sete bilhões, segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), seu nome é Danica, nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, tem 2,5 quilos. "É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada a mãe Camille Dalura. A criança receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro não divulgada.

Fico imaginando o que leva alguém a afirmar que aquela criança é a de número sete bilhões. Se perguntarem a polícia militar vão dizer que é a número três bilhões e meio, e que as Nações Unidas estão exagerando.

No ano em que nasci, o salário mínimo era de R$ 1.612,00(valor atualizado), o maior valor real da história segundo o DIEESE. A população do planeta era de, aproximadamente três bilhões de habitantes (dobrou em cinquenta anos), conforme ilustração do gráfico de indicadores do desenvolvimento mundial, dados do Banco Mundial.

Penso que, se no ano em que nasci a população mundial era de aproximadamente três bilhões, o IBOPE diria que há possibilidade de uma pequena margem de erro para mais ou para menos, então posso ter sido o habitante número três bilhões, e se meus pais recebessem uma quantia em dinheiro, haja vista o alto poder de compra do salário mínimo à época, hoje eu seria uma personalidade mundial e ainda teria uma boa herança.

Fatos à parte, a comemoração pelo nascimento de Danica, representa e ilustra simbolicamente, o desafio do crescimento demográfico. A Ásia concentra dois terços da população mundial.

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a data não é motivo de alegria. "Os recém-nascidos chegam a um mundo contraditório, com muita comida para uns e com a falta de alimentos para um bilhão de pessoas que vão dormir com fome todas as noites. Muitas pessoas gozam de luxuosos estilos de vida e muitos outros vivem na pobreza", disse à revista americana "Time".

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário