Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pegadas Verdes




“Menino, se você não estudar vai virar lixeiro!” Era com essa ameaça que os pais orientavam seus filhos aos estudos. A profissão de lixeiro era uma das últimas na pirâmide social há quatro décadas. Hoje, profissionais de outras áreas, inscrevem-se nos concursos para gari, mas para fugir do desemprego.

Em poucos anos, o surgimento de especialistas em análises sócio-ambientais crescerá, para barrar o caos urbano que se aproxima. Profissões serão criadas como o lixólogo, que será um gestor de resíduos, dando solução aos detritos no meio urbano, será uma profissão necessária. No Rio de Janeiro os garis eram tratados, pejorativamente, de “cenourinha”, por causa do uniforme cor de cenoura que ainda usam.

Outras profissões já existem, como a de gerente de eco relações, que tem a responsabilidade pela comunicação entre os consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

As empresas multinacionais estão investindo muito no Brasil, por conta da riqueza ecológica que possui e pela vasta reserva verde, de onde poderá vir o oxigênio que manterá seres vivos no planeta.

Em uma  análise rápida e simplista tiro a conclusão de que, se eu não tivesse estudado seria lixeiro e hoje não estaria na última escala da pirâmide social, pois faria um curso de lixólogo, com extensão em gestão de sustentabilidade. Deixo aqui a sugestão para que o símbolo dos lixólogos sejam pegadas verdes, simbolizando o caminho de luta dos lixeiros na preservação do meio ambiente.

Milhões de anos de maus tratos, os habitantes da terra voltam-se para o início e, tardiamente e tresloucadamente, preocupam-se em preservar o que resta daquilo que, com tanto amor e beleza, foi criado pelo grande arquiteto.


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário