Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Perguntas que meu neto fará




Tenho que estar preparado para responder as perguntas que meu neto fará quando perceber que o mundo não é governado pela turma do “Woody Cowboy”. Também tenho que estar preparado para perceber que as pernas de suas calças estão ficando mais compridas. Nos netos o crescimento é mais visível. A gente nota que eles cresceram assim que chegam na porta de nossas casas. Com os nossos filhos o crescimento é diário, não percebemos porque estamos com eles todos os dias.

Algumas perguntas que ele fará eu talvez não saiba responder, mas também não vou disfarçar, vou logo falando que não sei, mas podemos pesquisar juntos. Outras perguntas talvez eu saiba as repostas e não vou esconder nenhum detalhe. Acho que vou me surpreender quando ele vier me visitar e não fizer pergunta alguma.

Os nossos dias vão passando e muitas perguntas ficaram sem respostas. Onde estão os corpos dos desaparecidos pelo regime militar?  Se os responsáveis pelas barbáries cometidas achavam que faziam pelo bem da pátria, por que não mostram seus rostos e assumem o heroísmo? Assisti, há muito tempo, o compositor Taiguara em uma entrevista no programa do Jô Soares. Ele foi um dos artistas mais perseguidos pelo regime. Durante a entrevista, qualquer que fosse a pergunta, ele sempre voltava ao assunto da ditadura. Ao final, Jô comentou que ele não havia falado sobre o show que estrearia e que falou o tempo todo sobre o período em que foi perseguido. Taiguara respondeu que o que aconteceu no Brasil, naquele época, era um assunto que ninguém comentava, como se não tivesse acontecido nada e que ele sempre, quando tivesse oportunidade, falaria para lembrar as pessoas.

Só para “lembrar as pessoas” : A Justiça do Uruguai condenou nesta quarta-feira a 30 anos de prisão o ex-ditador Juan María Bordaberry pelo golpe de Estado que liderou em 1973 e por crimes envolvendo o desaparecimento e a morte de opositores. (Folha Online). Na Argentina os assassinos do regime militar também estão sendo julgados e condenados e aqui no Brasil eles sequer tem nomes e rostos, ou se tem, andam camuflados pelos votos que recebem.

Tenho que estar preparado para responder as perguntas que meu neto fará. Por enquanto vou tentando respostas para aquelas que foram rasgadas do nosso diário.


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário