Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bagism





Quando pensamos na palavra paz, a definimos como um estado de calma e tranqüilidade, uma ausência de coisas perturbadoras que nos tira o sossego. No plano espiritual é estar bem consigo, com sua consciência, é a união entre o coração e a cabeça, um caminho calmo por dentro de si mesmo.

Em alguns lugares a paz é o calar da arma de fogo, mesmo de modo temporário. É “dar um tempo” na guerra, espantando-se com o tamanho da ignorância de quem a fomenta. Na cidade do Rio de Janeiro a paz vem sendo muito utilizada pelas autoridades governamentais quando falam sobre violência versus unidade de policia pacificadora (UPP).

Ao final dos anos sessenta, John Lennon e Yoko Ono, fizeram uma campanha pela paz onde recebiam repórteres deitados na cama de um hotel, o “Bed-in” ,como ficou conhecida a série de entrevistas, durou uma semana. O casal também iniciou uma série de happenings (forma de expressão visual) que chamaram de “bagism” onde ficavam dentro de grandes sacos brancos satirizando o preconceito. “Vivendo dentro do saco, outros não podem julgá-lo pela cor da pele, comprimento do seu cabelo, pelas roupas que você veste, por sua idade, ou qualquer outro atributo”. Justificou Lennon.

A paz utilizada como palavra é utópica e deveria ser suprimida de todos os discursos hipócritas e políticos. Paz é ação, não é verbo; é movimento, não é sonho; é euforia, não é letargia; é união, não é solidão; é agito, não é silencio.

Que a paz esteja conosco!


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário