Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Desígnio de Deus


Viver é um mistério tão profundo quanto morrer. Se não sabemos para onde iremos e nem de onde viemos, muito menos sabemos o que estamos fazendo aqui. As hipóteses de estarmos a passeio, ou espiando, pagando pelos pecados, aprendendo, etc. não diminui o tamanho desse grande mistério.

Quem apostaria que alguém nascido no interior de um estado nordestino, onde a família vivia da agricultura de subsistência, plantava para comer; que quando criança adquiriu uma doença que o deixou cego de um olho; que ficou na escola apenas por alguns meses, pudesse receber o título de Doutor Honoris Causa , que tivesse uma biblioteca com seu nome e recebesse um premio do Ministério da Cultura?

Antonio Gonçalves da Silva também não apostava. Terceiro lugar em uma eleição do “Cearense do século”, o vencedor foi Padre Cícero. Patativa do Assaré, poeta repentista, cantor, compositor e improvisador,viveu até os noventa e três anos sendo diversas vezes homenageado, inclusive por Fernando Henrique.

Patativa recebeu esse pseudônimo por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave. Assaré é o nome da cidade onde Antonio nasceu. Seus poemas eram feitos e guardados na memória para depois serem recitados, desenvolvendo assim uma impressionante capacidade de memorização, recitava todos os poemas, mesmo após os noventa anos. Patativa do Assaré viveu toda a sua vida na mesma cidade que nasceu.

Então, há de se levar em conta alguns fatos que nos fazem refletir sobre a nossa passagem pela vida. Sou cristão não-praticante, apesar de ter recebido olhares afirmativos, no passado, sobre um suposto ateísmo. Sou batizado, crismado e tive meu dia de anjinho na primeira comunhão. Esse é o meu currículo religioso praticante. Isso, de não ser muito religioso, não invalida minha capacidade de acreditar no invisível, ou destino.


“Caboclo Roceiro, da plaga do Norte,
Que vive sem sorte, sem terra e sem lar,
A tua desdita é tristonho que canto,
Se escuto o meu pranto me ponho a chorar.....” (Caboclo Roceiro – Patativa do Assaré)

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário