Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Histórias que nunca ouvimos



No Brasil, como mostram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população entre dezesseis a vinte e quatro anos representa cerca de 25% do total de habitantes do país.

Obter um emprego é uma batalha diária para 60% deles, que participam do mercado de trabalho como empregados ou, principalmente, desempregados.A falta de qualificação e experiência são os principais obstáculos para o jovem ingressar na vida profissional. 

A solução para a maioria das famílias, dependentes da complementação de renda, é que o filho em idade escolar saia da escola e vá trabalhar, comprometendo, assim, sua qualificação profissional.

Os trabalhadores de baixa escolaridade vão se reproduzindo aos montes na mão-de-obra desqualificada, já em tenra faixa etária.

A pesquisa revela ainda que "uma parcela relevante" das crianças e adolescentes ocupados trabalha sem receber rendimento (47,3%), sendo que 14,1% ganham menos de um quarto do salário mínimo. Outra dado triste da pesquisa é saber que 14 milhões de crianças estão fora da escola.

Com toda essa injustiça capitalista das metrópoles, eu me volto para a cultura indígena e encontro o  jovem  Bepkrit Kayapó, 22 anos, guerreiro da Terra Indígena de  Kayapó , no Pará, dando uma entrevista sobre a rotina dos jovens da aldeia : preparar-se para dançar nas festas tradicionais, proteger a área, buscar alimento no mato. “Nossos avós ensinam a nossa história desde quando a gente dorme no colo. E a gente já ensina as coisas para os mais novos”, diz. O que ele gostaria de ser? “O guerreiro mais poderoso que tem, e defender o nosso povo”, responde. Além das rotinas de caças e de festas, os índios também assistem televisão, gostam de novelas e jogam futebol.

Desde sempre ouço que minha avó fazia uma espécie de rede com sua saia, deitava-me ali e, balançando, fazia com que eu dormisse.
Que história ela ensinava para mim?
Que história eu ensinei para os mais novos?
Bepkrit , precisamos muito de um guerreiro poderoso que defenda o nosso povo !

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário