Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sábado, 30 de julho de 2011

Amor e Amizade ou vice-e-versa


Alguns sentimentos são tão próximos que acabamos etimologicamente confundindo-os e, às vezes, acabamos atrapalhando uma relação sincera somente por sermos alfabetizados e termos o hábito de consultar o dicionário.
A amizade e o amor, por exemplo, são tão relacionados, tão completamente unidos, que é muito difícil identificar um e outro. Acho que um não sobrevive sem o outro. Mas na nossa cabeça ocidentalizada perdemos tempo em discutir isso dentro das relações. E tudo por questão de semântica. Se a relação não está muito “libidinosa” (semana passada foi todo dia)  entre um casal,é comum ouvir de uma das partes: _ “viramos amiguinhos” ou “viramos irmãos”. E, pasmem, isso é solto do nada, quando estão passeando de mãos dadas na praia, rindo, aproveitando o melhor do relacionamento. Ou então o casal deita, fica horas conversando sobre “besteirinhas” , conta piadas, canta e de repente um dorme. No dia seguinte é certo ouvir : _ “você não me ama mais”. Isso acontece porque o sexo está intimamente ligado ao amor mais do que a amizade. É como se não pudessem coexistir no mesmo relacionamento, um inibe o outro.  O sexo é capaz de sustentar o amor, a amizade também. Só que nós não sabemos, ou não fomos programados para aceitar isso. E, paradoxalmente, quando há uma contenda entre o casal é justamente a falta de amizade a mais cobrada. – “você não é meu amigo(a)”. E isto tem o poder devastador de um Porsche a 150 km/h. A pessoa que acusa não consegue ser muito clara com essa afirmação.  Afinal a amizade não conta muito como traição quando se tem o sexo por perto para representar “fielmente” esse papel.
A amizade conquista o amor talvez pela sublimação, pelo vapor do sentimento mais sólido.
O carinho amigo dentro da relação de amor percorre caminhos plurais e incrivelmente cheios de perfumes, ritmos, danças e rituais, que seria muito bom se fosse verdade.  Fato é que o sexo cria o amor em cativeiro e este depende muito mais do seu algoz do que da rejeitada amizade.
Sexo é só com o outro e amizade é com todos.
Essa afirmação é irreal e contraditória. Sexo é com todos e amizade é só com o outro (o que você mais quer quando está solteiro e sai à noite?).
Quando o amor acaba provavelmente fica a amizade. Porque ela sempre esteve ao seu lado, separados pela gramática.
O amor quando nasce da atração física tende a deixar marcas de tristeza e solidão, quando nasce de uma amizade tende a ser eterno e tão cheio de luz que ilumina a mais longínqua estrela do nosso sistema.

2 comentários: