Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Os melhores companheiros de viagem


Gorki


Por experiência pessoal, a melhor companhia que alguém pode ter, seja amizade, namoro, casamento, ou só como vizinho, é a pessoa com tendência política de esquerda. Ela é mais descolada, compreensiva e animada. A maioria, com formação acadêmica, é na área da educação e meio-ambiente. No geral leram um pouco sobre as teorias de Marx, Engels e Gramsci; assistiram pelo menos uma peça de Dostoievski e de Brecht, recitam com frequência alguma frase de Maiakovski e Gorki.

Românticos, ouvem música cubana e bossa nova, amam caminhar de mãos dadas, sentem-se mais seguros com a força do coletivo; beijar uma pessoa de esquerda é uma coisa leve, sem pressa e, não importa a idade, é um beijo sempre jovem, uma mistura de maturidade com ternura.

Na hora de pagar a conta, se você estiver sem dinheiro não tem problema, a solidariedade é a base da relação; mas se for ela a “dura”, não hesite em passar o cartão, seu gesto será recompensado com um obrigado carregado de estrelas e de um poema escrito no guardanapo.

Viver na companhia de uma pessoa de esquerda é algo parecido como entrar dentro de um livro de história, de biologia ou de literatura. O entusiasmo está presente em tudo, na média com pão e manteiga, na cerveja, na batata frita e na pipoca.

Qualquer situação, por mais inusitada que pareça, pode ser definida com um verso dito em algum momento no Araguaia, em  Havana ou em Moscou. Sem medo, entram em qualquer lugar, porque conhecem a geografia social das comunidades, entendem que subsistir é preservar a identidade, é manter a consciência da união.

São resistentes, caminham quilômetros mesmo na chuva; encontram soluções adequadas para cada situação, com versatilidade e muita flexibilidade, sem ter que consultar o manual do guerrilheiro urbano, pois é tudo no improviso e no bom humor. Na falta do pão vão se contentar com o trigo que, se não pode se transformar em pão, pode servir um mingau caprichado.

Converse um pouco mais com uma pessoa de esquerda, ela nunca incita o ódio e o preconceito, não humilha, não desdenha do seu credo, não é moralista e, óbvio, nunca será um reacionário. Sem falar nos livros que vai te presentear, aquele com a "sua cara" que você não pode deixar de ler.

Preserve essa amizade como quem cuida de um jardim, simplesmente  porque gosta de assistir borboletas voando em volta das flores. A vida é leve e, de repente, fica tão mais leve que não pode mais ficar presa à gravidade, ficando invisível aos olhos. Aproveite a companhia e ande pelas ruas com um sorriso honesto e, se acontecer de você torcer o tornozelo não se preocupe, porque carregar um companheiro nos braços, ferido ou bêbado, é medalha para essa gente feliz.


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário