Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 1 de abril de 2014

A Copa da depressão


arena Manaus

Uma partida de futebol, ou várias partidas, ou uma copa do mundo, não valem a vida de uma pessoa. E o que temos visto na organização da copa no Brasil parece contradizer isso, oito operários perderam a vida em acidentes nas construções dos estádios. Na guerra o soldado sabe que pode não voltar para casa e que pode não deixar que alguém também volte, mas o esporte não pode servir de meio para se fazer vítimas. A finalidade da copa do mundo é a confraternização dos povos através da competitividade saudável.
Tenho dito, volto a dizer, não vou torcer pela seleção, aliás, não torço desde 1986. O motivo é que, depois daquela copa no México onde perdemos até pênaltis, os jogadores saíram em massa do Brasil prematuramente e, quando saía uma lista de convocados para as próximas seleções, eu não conhecia quase nenhum deles, não eram identificados com o futebol do país, pareciam e ainda parecem, mercenários que se inscrevem em causas estrangeiras e lutam por dinheiro.
Se fizessem um plebiscito popular antes do Brasil ter sido escolhido como sede, tenho a certeza de que a maioria votaria SIM; todos confiantes de que “não haveria dinheiro público nisso”, como disseram os governadores, prefeitos, senadores, deputados, ministros e a presidente da República. Eu também votaria SIM, se confiasse em político, adoro futebol, entendo que uma copa do mundo traz perspectivas positivas, deixa legado, movimenta o turismo e é uma festa democrática e popular.
O Ministério dos Esportes se pronunciou: “Não há um centavo de dinheiro público direcionado à construção ou reformas das arenas para a copa”. E já se foram mais de “sei lá quantos bilhões”. As estrelas da companhia desfilam ironia pelo país: “Não se faz copa com hospitais”, foi uma delas. Com a maior cara de pau criaram o projeto de voluntários que, aí tudo se explica, tem mais candidatos do que vagas.
Sem nenhum problema digo que vou torcer para que qualquer outra seleção sul americana seja a campeã, menos a brasileira, seria incoerência e não quero que o hexa seja a cortina de fumaça para encobrir a roubalheira, as mortes dos operários, a incompetência generalizada e estupidez festiva.
Na copa de 1970 eu era uma criança e não entendia nada, como na canção do Erasmo, a seleção foi tri enquanto os militares matavam estudantes; nessa eu sou adulto e, se ainda não entendo nada, pelo menos desconfio que tem coisa errada por aí, sinto o cheiro de uma cereja que querem colocar no bolo, mas que se depender de mim, vai apodrecer no colo de um deles, de preferência como aquela bomba que o sargento levou para o show em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Ricardo Mezavila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário