Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Meu pedido secreto







Inacreditável. Esse adjetivo que dizer algo que não se pode acreditar, algo incrível. E tem sido muito utilizado como jargão popular na esfera esportiva para designar uma falha grotesca de um atleta. Considero inacreditável o fato de não existir no Brasil uma lei na área da educação, na verdade um direito, de desde a pré-escola, a criança aprender música, línguas e esporte.

Quando completasse o ensino fundamental a criança saberia tocar um instrumento, a falar um novo idioma e a praticar um esporte. A adoção desse conjunto de medidas transformaria a sociedade e, conseqüentemente, todo o panorama adverso em que fomos atirados. A música desenvolve a concentração; autodisciplina; coordenação; paciência; sensibilidade; além de ser uma fonte de alegria, bem-estar e de aproximação social.

Aprender um segundo idioma, na fase adulta, é mais difícil do que quando criança. Elas aprendem com facilidade e conseguem, sem dificuldade, relacionar um objeto a duas palavras, em línguas diferentes. Um dos benefícios de se saber uma língua além da pátria, é a possibilidade de comunicação com outras culturas, o mundo globalizado tem estreitado cada vez mais os povos, além das oportunidades profissionais.

No esporte a criança desenvolve valores como cooperação, coletivismo, disciplina e é indispensável à formação saudável do seu crescimento físico. Tanto faz a prática coletiva ou individual, o esporte valoriza o respeito ao outro. Imagino como seria relevante se todos essas adoções fossem aplicadas em todas as escolas e, sendo elas todas, preparadas para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais, seria completo.

Olho para os lados e não quero acreditar que estou escrevendo no deserto para os camelos. Não é sonho esse “lugar que não existe”, nem é o imaginário dos devaneios de um poeta lunático. É só uma forma otimista de olhar para dentro e querer o melhor para todos. Esse é o meu pedido secreto.


Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário