Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Voce é a ponta do Iceberg


Iceberg é uma montanha de gelo que se desprende das geleiras, noventa por cento de sua massa vive submersa, é a sua parte oculta, ensejando mistério e perigo, principalmente à navegação. Dez por cento emergem à superfície. São constituídos essencialmente de água doce e a “vida” útil do bloco varia com o decurso do tempo e o contato com o meio por onde flutua.

O grande bloco de gelo flutua por causa do fator físico de sua massa específica, constituída de água doce, ser menor do que a massa específica do mar, constituído de água salgada. Pelos princípios da lei da física o Iceberg necessariamente flutua nas águas do mar.

Esse concreto fenômeno natural deu origem ao conotativo: “Isso é somente a ponta do Iceberg”, quando algo parece originariamente simples, quando na verdade é complexo e inspira cuidados muito maiores do que aparenta.

Da era glacial, onde existem as geleiras, das quais os icebergs se desprendem rumo aos seus destinos, rabisco, sem compromisso, o perfil de todos nós. Quando nascemos nos desprendemos do cordão, existe um mito de que só usamos dez por cento da capacidade do cérebro, os restantes noventa por cento é mistério; dos fatores sociais que nos conduzem vão depender a nossa vida “útil”, agregado ao meio em que vivemos.

Nosso corpo está preso à terra, segundo a lei de Newton, porque sua  atração gravitacional confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando soltos no ar. Pelos princípios da lei da física é a atração da gravidade da Terra que nos mantém presos ao chão.

Portanto, somos a ponta do Iceberg. Às vezes nos sentimos mais submersos do que achávamos que suportaríamos. Nessas horas devemos emergir e demonstrar, a nós mesmos, que não é bem assim e somos maiores do que aparentamos momentaneamente. Na verdade não é o iceberg, não é a corrente marítima que move o iceberg e nem o vento que move a corrente marítima que move o iceberg, que são capazes de definir o nosso curso.

Faça o seu “aquecimento global” interior e desmanche todo o gelo que o afasta de quem você ama; eleve o nível de lágrimas desmanchando-se em perdão; mergulhe nas águas quentes de um abraço; desfragmente-se e espalhe-se em torno de seus amigos. E acredite: existem Icebergs tão grandes que ninguém e nada pode impedir que eles se movimentem.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário