Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Simples Coincidência

Repararam que quando alguém fica de ligar e não liga, então você liga e a pessoa diz: -Ia te ligar agora! Ou alguém deixa um copo em cima da mesa da sala, você passa e leva para a cozinha e ouve: - Já ia lavar! Além de descompromisso, essa atitude também pode ser chamada de coincidência. A pessoa pensa em fazer a mesma coisa no exato momento em que você está fazendo.

Das simples ocorrências do dia-a-dia que repentinamente parecem estar relacionadas, até a acontecimentos distantes, as coincidências, desafiam os nossos conceitos mais fundamentais de tempo e espaço.

Uma manhã, uma mulher de Berkeley, Califórnia, fica fora de casa, sem chave, e passa dez minutos a tentar em vão entrar na casa. Aparece o carteiro com uma carta do seu irmão que vive em Seattle. Dentro da carta encontra-se uma chave sobressalente da casa que ele pedira emprestada e prometera devolver.

A definição comum de coincidência é a ocorrência de acontecimentos simultâneos que, não obstante se verificarem acidentalmente, parecem ter qualquer relação. O psiquiatra suíço Carl G.Jung era fascinado pela sincronidade de acontecimentos e utilizava isso nas avaliações de alguns pacientes.

Uma jovem diagnosticada por Jung de “psicologicamente inacessível”, por possuir um racionalismo altamente elaborado, com uma ideia de realidade geométrica que a impedia de reconhecer a existência do subconsciente, contou-lhe sobre um sonho em que ela recebia um escaravelho dourado. A jovem ainda contava o sonho quando ouviram umas leves pancadas na janela. O psiquiatra abriu a janela e um grande inseto verde-dourado, parecido com o escaravelho do sonho, voou para dentro do consultório. Jung apanhou-o e entregou a jovem: - Aqui está o seu escaravelho! A coincidência de algo inesperado e irracional fez cair a armadura de seu racionalismo e o tratamento podia agora prosseguir.

Caso você conheça alguém que tenha o hábito de esquecer de ligar, ou preguiça em lavar a própria louça diga: Aqui está o seu escaravelho! Pode ser que subitamente ela desperte. Já estou me preparando para virar colecionador de Scarabaeidae.

Ricardo Mezavila

Nenhum comentário:

Postar um comentário