Pode entrar,o Blog é seu! Welcome to Blog! Since 30 july 2011

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Amanhã vou te ligar !


Ele colocou cerveja no copo, a espuma chegou até a beira, quase caiu, mas de repente, como um vulcão que desiste de acordar e lançar suas lavas, ela foi descendo enfraquecida e acomodou-se a três dedos da borda, o que fez com que ele tivesse que completar. Ligou o computador, esfregou as mãos, fez o login e digitou a senha. Todos os dias ele cumpria esse ritual: acessava seu e-mail, conferia as notícias de seu time, o tempo e depois entrava na sala de bate papo para recomeçar o assunto do dia anterior.

Os temas giravam, quase sempre, em torno da poesia. Ontem eles haviam conversado sobre Vladimir Maiakovski, poeta russo (1893-1930), fortemente impressionado pelo movimento revolucionário e impregnado desde cedo de obras socialistas, ingressou aos quinze anos na facção bolchevique do Partido Social-Democrático Operário Russo.

No dia anterior a Maiakovski, conversou sobre Pablo Neruda (1904-1973), poeta chileno, um dos mais importantes da língua castelhana/espanhola.

A pessoa com quem ele conversava, era uma senhora octogenária, homossexual, que viveu o preconceito mais terrível, em uma época em que homossexualidade era tratada como doença, perversão e até maldição. Ele tinha trinta anos, era solteiro, morava sozinho e tinha como companhia um gato e  samambaias. As conversas, sempre interessantes, virara rotina na vida dessas duas personagens da vida real. Sempre que eles encerravam a conversa ela tinha o hábito de digitar: Amanhã vou te ligar! E apesar da promessa a ligação nunca aconteceu.

Ela demorou um pouco mais do que de costume, mas apareceu na tela: Del Lyon, esse era o nick com que ela se apresentava no chat. - oiiiiiiiiiiiiiiiii, td bem? Ele digitou. Ela respondeu: -oláaaaaaa, sds hj eu fui ao médico. Ele: -ihhhh o q vc foi fzr lá? Ela: -nada d+ coisa de velho msm. Ele: -ah tá. E assim recomeçaram a conversa sobre o poeta russo, sobre o ménage à trois que ele vivia com o editor de seus livros e a esposa deste. Talvez essa relação trouxesse à imaginação um êxtase,  um certo delírio sexual reprimido. Ficaram um tempo no computador, até que ela digitou: -hj to mt cansada, acho q vou dormir, amanhã eu te ligo! E saiu do chat. Ele ficou preocupado mas não tinha como entrar em contato fora da sala de bate papo,  não tinha o número do telefone e não sabia onde era sua casa. Ele também desligou o computador e ficou imaginando o quanto sua amiga virtual Del Lyon sofreu. Em pesquisa rápida na Internet soube que o movimento homossexual brasileiro não tem uma data de início específica, mas a sociedade começou a manifestar o preconceito com mais, digamos, recursos da mídia da época, a partir dos anos quarenta, com especial ênfase na década de setenta.

No dia seguinte ele entrou ansioso na sala para saber se ela estava bem e, pela primeira vez, depois de seis meses, Del Lyon não “apareceu”. Ele colocou cerveja no copo que transbordou molhando a mesa, fez um carinho no gato e foi regar as samambaias.

Um comentário:

  1. Após uma espera de 40 anos, Phyllis Lyon e Del Martin, de 87 e 83 anos de idade, respectivamente, foram em 2008, o primeiro casal do mesmo sexo a se unir legalmente na Califórnia

    ResponderExcluir